Posto para embalagens de defensivos é inaugurado em Cachoeiro (ES)

Um novo posto para recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, foi apresentado ao público na manhã desta sexta-feira (03). A solenidade teve a presença do subsecretário estadual de agricultura, Gilmar Dadalto, e do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair de Melo, entre outras autoridades e lideranças regionais.

O posto, que tem 100 m² de área e capacidade para armazenamento de 24 toneladas de embalagens por ano, está localizado em um espaço cedida pelo Incaper, dentro da Fazenda Experimental Monte Líbano, do Instituto. O depósito irá atender a 11 municípios do Sul do Estado e pretende  facilitar a destinação adequada das embalagens vazias de defensivos agrícolas, já que este material, caso descartado de forma inadequada, pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde do homem e dos animais.

“O posto irá contribuir para a sustentabilidade ambiental, já que as embalagens dos defensivos agrícolas podem estar contaminadas com substância químicas perigosas. Caso esse material seja descartado de forma inadequada, pode causar danos ao homem, aos animais e ao meio ambiente”, afirma o presidente do Incaper, Evair de Melo.

A implantação do posto é uma iniciativa da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sul do Estado do Espírito Santo (Arases) e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

“A iniciativa é o resultado da união dos revendedores de agrotóxicos, com o objetivo de evitar a contaminação do meio ambiente por meio dos produtos por nós vendidos. Não queremos apenas vender, mas também dar a contribuição para promover uma agricultura sustentável no Estado”, afirmou o presidente da Arases, Wilson Gravel.

Para o subsecretário de agricultura, Gilmar Dadalto, o Brasil está diante de um novo desafio: aumentar a produção de alimentos sem que haja degradação do meio ambiente. “Estima-se que, daqui a 20 anos, o Brasil produzirá 40% de todos os alimentos consumidos no mundo. Dessa forma, precisamos de um modelo que concilia aumento da produção e preservação. Esta política de coleta de materiais é muito importante e está de acordo com nossa agenda prioritárias”, comemorou Gilmar.

 

Referência

De acordo com o coordenador de operações do Inpev no Espírito Santo, Jair Furlan,  o Brasil é referência mundial na política de coleta de embalagens de agrotóxicos. “Atualmente, 96% de todas as embalagens comercializadas são recolhidas no Brasil. Este é o maior índice do mundo, e representa a coleta de 32 mil toneladas de embalagens contaminadas que poderiam estar poluindo nossos rios”, afirma Furlan.

Dentro deste panorama, ainda segundo Furlan, o Espírito Santo se destaca no cenário nacional, devido à boa distribuição de postos de recebimento, que cobrem todo o território capixaba. “No Espírito Santo foram recolhidas, de janeiro a outubro deste ano 183.025 toneladas de embalagens, um montant 63% maior do que o recolhimento do mesmo período de 2009”, completa o coordenador.

O posto de Cachoeiro de Itapemirim será o 11º no Estado. Os outros dez postos estão localizados nos municípios de Linhares, Jaguaré, Pinheiros, Colatina, Itarana, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Irupi e Marataízes.

“Até então, os agricultores ou revendedores de defensivos da região de Cachoeiro precisavam ir até Marataízes ou à Venda Nova do Imigrante para realizar a devolução das embalagens, o que dificultava a operação. Uma unidde no município irá facilitar e incentivar a destinação correta do material”, conclui Furlan.

 

Legislação

A destinação inadequada das embalagens de agrotóxicos, além de prejudicar o meio ambiente, também pode gerar multa, tanto para os agricultores quanto para os revendedores do insumo. A Lei Federal n° 9974, instituída em 2000, estabelece a obrigatoriedade de devolução do material por parte dos agricultores. Os revendedores de defensivos, por sua vez, têm a obrigação de receber as embalagens vazias e encaminhá-las para o destino correto.

 

Notícia retirada do site O Jornal Online

0 Respostas to “Posto para embalagens de defensivos é inaugurado em Cachoeiro (ES)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




Consultoria, Assistência Técnica e Prestação de Serviços em geral

Compre o autêntico abacaxi de Marataízes direto do produtor

Arquivo